Featured/ Maternidade

Mamãe: seja como a água

Se pudesse dar um conselho a mim mesma enquanto grávida, eu diria: “futura mamãe, seja como a água!”

Como diz Bruce Lee em uma cena famosa do seu filme ‘Enter the Dragon’ :

“Esvazie sua mente de modelos, formas, seja amorfo como a água. Você coloca a água em um copo, ela se torna o copo. Você coloca a água em uma garrafa, ela se torna a garrafa. Você coloca ela em uma chaleira, ela se torna a chaleira. A água pode fluir, a água pode destruir. Seja água meu amigo.”

E sabe por que isso é tão importante para a mamãe de primeira viagem? Porque cuidar de um bebê, especialmente um recém nascido, é sempre uma caixinha de surpresas. Não é possível prever, estabelecer rotinas, seguir horários à risca. Mesmo quando você já se sente segura o suficiente para fazer planos, precisa sempre de plano A, B, C… Porque tem dias que o bebê dorme cedo, ou tarde demais. Acorda antes ou depois do previsto. Tem dias que o bebê precisa de mais, ou menos atenção. Haverá saltos de crescimento, quando o bebê sentirá a necessidade de mamar o tempo todo. Haverá também dias em que o bebê simplesmente não está de bom humor, coisa que acontece com gente grande também! Além disso, o método infalível pra fazê-lo dormir hoje pode não funcionar amanhã ou depois. Bebês se formam na água, e com ela aprendem a fluir desde cedo: pedem o que necessitam sob demanda, não porque querem te manipular ou controlar tua vida, mas porque precisam, e ponto final. Eles não seguem uma agenda.

Alguns dias, talvez você não consiga comer na hora que deseja. Talvez você não consiga tomar banho ou até escovar os dentes; pode ser que você passe o dia de pijama, e dificilmente consiga ir ao banheiro. E se você não fluir como a água, mamãe, você sofrerá! Sofrerá por não se sentir no controle, por tentar em vão manter uma forma sólida quando o que o bebê pede de ti é a flexibilidade de estar ali com ele, se moldar a ele e deixar fluir.

Quando você sentir que está tendo um dia “daqueles”, os ombros tensos e rígidos, a mente numa espiral de ansiedade torcendo pra que o bebê durma logo e você consiga resolver uma pendência ou simplesmente tomar um banho, feche os olhos, respire fundo três vezes e diga pra si mesma: “hoje eu serei como a água!”

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply