Receitas/ Vegan

Receita de Granola Vegana

Fiz essa receita de granola vegana na semana passada, ficou tão boa que não durou nem 2 dias por aqui. A gente comeu com nice cream (“sorvete” feito com banana congelada), com banana in natura, e até pura mesmo – dá um lanche excelente!

O melhor dessa receita é que ela é bem adaptável, você pode variar os ingredientes (as nozes, por exemplo), pode adicionar um pouco mais do que você gosta ou trocar por algo diferente: se não gosta de uva passa, por exemplo, pode experimentar uma outra fruta seca, basta picar em pedacinhos pra ficar fácil de comer.

dsc_0206_s

Para que a receita seja vegan, usamos o xarope de maple ao invés de mel. Você pode substituir o xarope de maple por outro xarope que tenha a consistência parecida com a do mel. Acredito que também seja possível substituir por melado de cana, mas como ele é mais grosso, a quantidade pode ser diferente (uma dica é tentar diluir um pouco com água morna, pra facilitar a mistura).

Essa receita é bem saudável, tem uma boa quantidade de proteína (nozes e semente de abóbora são fontes excelentes) e não fica muito doce.

granola vegana

Granola Vegana

Print Recipe
Serves: 4 Cooking Time: 20 minutos

Ingredients

  • 2 xícaras de aveia em flocos grossos (para que a receita seja gluten free, procure uma aveia gluten free)
  • 1/2 xícara de nozes cruas picadas da sua preferência - eu usei pecan e amêndoas
  • 1/4 de xícara de semente de abóbora ou de girassol
  • 1/2 xícara de uva passa
  • 2 colheres de sopa de óleo de côco virgem
  • 2 colheres de sopa de xarope de maple ou outro xarope equivalente (substituindo o mel, para que a receita fique vegana)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada grande de sal marinho

Instructions

1

Adicione todos os ingredientes em uma bacia média/grande e misture bem, de preferência com as mãos.

2

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos, ou até que esteja bem douradinho. O ideal é fazer uma camada fina pra que doure por igual, mas caso não seja possível (e você queira evitar fazer múltiplas fornadas) coloque por um pouquinho mais de tempo e mexa o conteúdo a cada 5 minutos.

3

Deixe esfriar.

4

Guarde em um pote bem tampado. Pode ser consumida em até 2 semanas.

Notes

O tempo no forno pode variar bastante dependendo do seu forno e da aveia. Pra saber que está no ponto, espere até que a aveia fique levemente dourada, e você também deve notar que as passas vão crescer um pouco e vão ficar meio tostadinhas. Aí está pronta.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Dory
    29 de novembro de 2016 at 19:22

    Érika, gostei do curry de grão de bico. Ficou delicioso. Gostaria de saber se a granola pode ir ao microondas.

    • Reply
      Erika Heidi
      30 de novembro de 2016 at 12:31

      A granola só no forno mesmo, pra tostar a aveia e deixar ela crocante 🙂 no microondas eu nunca testei, mas acho que fica “murcha”.

    Leave a Reply